Hiryozu: Bolas de Tofu Fritas em Imersão

Existem várias receitas destas bolas de tofu fritas.



Ingredientes

2 pacotes de 285 g de tofu
20 g de cenoura descascada
40 g de feijão verde
2 ovos grandes, batidos
30 ml de sopa de sake
10 ml de chá de mirin
5 ml de sal
10 ml de shoyu
1 pitada de açucar superfino
óleo vegetal, para fritar em imersão

Para o molho de lima
45 ml de shoyu
sumo de 1/2 lima
5 ml de vinagre de arroz

Para a guarnição
300 g de daikon descascado
2 chilis vermelhos, cortados ao meio e sem sementes
4 cebolinhos, finamente retalhados


Preparação:
Escorra o tofu e embrulhe-o numa toalha limpa ou em papel de cozinha. Coloque uma tábua de cozinha ou um prato grande em cima para fazer peso e deixe ficar durante 2 horas, ou até o tofu perder a maior parte do seu líquido e ter ficado reduzido a metade do peso.

Corte o daikon para a guarnição em fatias grossas com cerca de 4 cm de espessura. Com um espeto ou um pauzinho faça 3 ou 4 buracos em cada fatia e insira pedaços de chili nos buracos. Deixe ficar durante 15 minutos, depois rale o daikon e gele bem.

Para fazer as bolas de tofu, pique finamente a cenoura. apare e corte as vagens de feijão em pedaços com 5 mm de comprimento. Coza os dois vegetais durante 1 minuto em água a ferver.

Numa picadora, misture o tofu, os ovos, o sake, o mirin, o sal, o shoyu e o açucar até ficar macio. Transfira para uma tigela e misture com a cenoura e o feijão verde.

Encha em wok ou uma fritadeira com uma altura de 4 cm de óleo e aqueça a 180ºC.

Embeba um pedaço de papel de cozinha com um pouco de óleo vegetal e humedeça as mãos com ele. Com o auxílio de uma colher, deite numa mão 40 ml da mistura de tofu e dê-lhe a forma de uma bola, passando-a de uma mão para a outra.

Com cuidado, faça-a deslizar para dentro do óleo e deixe fritar até ficar estaladiço e de um castanho-dourado. Ponha a escorrer sobre papel de cozinha. Repita a operação com a restante mistura.

Disponha as bolas de tofu numa travessa e polvilhe-as com cebolinhos. ponha 30 ml de daikon ralado em quatro tigelas pequenas. Misture os ingredientes do sumo de lima. Sirva-as com o sumo de lima, que será misturado com o daikon ralado para cada convidado.

Sem comentários:

Enviar um comentário