Sake Teriyaki: Salmão Teriyaki

Este é um prato muito famoso que usa um molho doce para vidrar os alimentos.


Ingredientes:
4 pequenos filetes de salmão com pele cada um pesando cerca de 150g
50 g de rebentos de soja, lavados
50 g de ervilhas em vagem (ervilha-das-neves) com as pontas aparadas
20 g de cenoura, cortada em tiras finas
sal

Para o molho teriyaki

45 ml de shoyu
45 ml de sake
45 ml de mirin
15 ml de açucar superfino
+ 10 ml de açucar superfino

Preparação:
Misture num tacho todos os ingredientes para o molho teriyaki, excepto os 10 ml de açucar. Aqueça para dissolver o açucar. retire do lume e deixe arrefecer durante 1 hora.

Coloque o filete de salmão num prato raso de vidro ou porcelana e verta sobre ele o molho teriyaki. Deixe marinar durante 30 minutos.

Entretanto, coza os vegetais em água ligeiramente salgada. Coloque primeiro os rebentos de soja e cerca de 1 minutos depois as ervilhas.
 Deixe cozer por mais 1 minuto e depois ponha as tiras finas de cenoura. retire a panela do lume cerca de um minuto depois. Escorra os vegetais e mantenha-os quentes.

Aqueça previamente o grelhador em temperatura média. Retire o filete de salmão da marinada e seque-o com alguns toques em papel de cozinha. Reservbe o molho. Unte ligeiramente um tabuleiro de grelhar. Grelhe o salmão durante cerca de 6 minutos, voltando-o cuidadosamente uma vez, até estar dourado de ambos os lados.

Deite o molho no tacho. Acescente o restante açucar e aqueça até dissolver. Retire do lume. Pincele o salmão com o molho e depois ponha-o de novo na grelçha até a superfície do peixe fazer bolhas. Volte e repita do outro lado.

Faça um monte com os vegetais nos pratos de servir. Coloque o salmão por cima e, com uma colher, regue com o resto do molho.



Sem comentários:

Enviar um comentário