Yakitori: Espetadas de Frango Grelhadas

As melhores espetadas do Mundo!


Ingredientes

8 coxas de frango com pele, desossadas
8 chalotas grandes, aparadas


Para o molho yakitori
60 ml de sake
75 ml de shoyu
15 ml de mirin
15 ml de açucar superfino


Para servir
shichimi togarashi, sansho ou gomos de limão

Comece por fazer o molho yakitori. Misture todos os ingredientes num tacho pequeno. Deixe levantar fervura e depois reduza a intensidade do lume, deixando a ferver em lume brando durante 10 minutos, ou até o molhor ter espessado.

Corte o frango em cubos com 2,5 cm de lado. Corte as chalotas em palitos com 2,5 cm de comprimento.

Para Grelhar, aqueça previamente o grelhador em temperatura alta. Oleie a grelha de rede e espalhe os pedaços de frango sobreela. Grelhe os dois lados do frango até os sucos pingarem, depois mergulhe os pedaços no molho e volte a pô-los na grelha. Grelhe durante 30 segundos de cada lado, repetindo o processo no mlho mais duas vezes.

Reserve e mantenha quente. Grelhe suavemente as chalotas até ficarem moles e ligeiramente castanhas por fora. Não mergulhe no molho. Enfie cerca de quatro pedaços de frango e três de chalota em cada um dos oito pedaços de bambu.

Em alternativa, para assar numa churrasqueira, deixe oito espetos de bambu de molho em água durante a noite. Isto impede os espetos de se queimarem. Prepare a churrasqueira. enfie os pedaços de frango e de chalota nos espetos como descrito anteriormente. Ponha o molho numa pequena tigela com um pincel.

Asse as espetadas de frango na churrasqueira. Mantenha as pegas dos espetos afastadas do fogo, voltando-os frequentemente até os sucos começarem a pingar. Pincele o frango com o molho. Devolva às brasas e repita este procedimento mais duas vezes, até o frango estar bem assado.

Disponha as espetadas numa bandeja e sirva polvilhadas com shichimi togarashi ou sancho, ou acompanhadas por gomos de limão.

Sem comentários:

Enviar um comentário